"Eu não lembrava qual era a capital do Paraná"
Era uma transmissão ao vivo e a jornalista Izabella Camargo estava informando a previsão do tempo em todo o Brasil. Ao chegar no boletim referente à região Sul do país, mais precisamente no estado do Paraná, surge um branco: qual é mesmo o nome da capital? Ela começa a falar, mas não consegue: foram três tentativas de lembrar a palavra Curitiba.
Foi assim que a apresentadora teve um "apagão", um dos sintomas mais evidentes do burnout, durante o jornal "Em Ponto", da GloboNews, em agosto de 2018. "A minha sensação era de profundo vazio. A minha vontade era de sair correndo, vomitar e pedir socorro. Você se sente absolutamente sozinho", conta. Após o episódio, ela precisou ser afastada por 15 dias e depois por mais dois meses para tratar o problema. Mas o pior aconteceu: ao voltar para o trabalho, ela foi demitida e ouviu que não estava mais apta a apresentar. Agora, na última quinta-feira (04), a Justiça determinou sua reintegração na Rede Globo.
O caso é assustador, porém, Izabella não é exceção. Segundo dados da Isma-BR (sigla inglesa para Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse), 30% dos trabalhadores brasileiros possuem esse tipo de estresse. Infelizmente, falar de burnout ainda é raridade. "Faltam dados e é nesse momento que precisamos colocar o assunto em pauta".
Antes do apagão, eu já tinha tido sensações muito ruins. Havia duas semanas que eu estava mal